ONDE ESTOU: INÍCIO NOVIDADES NOTÍCIA VOLTAR
Fique por dentro das Novidades CELG
MÉTODO POSSIBILITA MAIOR CONFIABILIDADE NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO ​
CELG | 07/04/2016 - 09h45
Por meio do Engenheiro Victor Hugo de Castro Melo (DD-COD) a CELG Distribuição terá representação no Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE 2016 com a apresentação do artigo “Confiabilidade de Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica Utilizando Método de Monte Carlo e Redes Neurais Artificiais”. O artigo elaborado pelo Engenheiro em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) foi selecionado para apresentação durante o evento que será realizado em Natal – RN, no período de 22 a 25 de maio de 2016.

O texto propõe uma análise da Confiabilidade de Sistemas de Distribuição fazendo uso do Método de Monte Carlo em circuito primário de distribuição da CELG D. “O método consiste em uma reunião de todas as informações passadas de interrupções de um determinado alimentador, transformando-as em estatísticas que servirão de parâmetros de entrada para a simulação de futuras interrupções e falhas.

DEC e FEC - A aplicação do método possibilita a indicação de problemas para que medidas de prevenção e manutenção possam ser tomadas na hora certa, de modo, a alcançar melhores resultados nos indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC).
O Engenheiro Melo destaca que através desse artigo melhorias podem ser alcançadas “se o método for aplicado e forem tomadas as devidas providências. O método por si só não resolve, se nada for feito á respeito não vai adiantar. A simulação indica os problemas, para serem resolvidos”, finaliza.
Foi utilizado um alimentador da CELG D como teste do método de Monte Carlo, onde encontraram interrupções e falhas semelhantes aos que já existiam, podendo assim determinar ações para que esse alimentador não continue tendo os mesmos problemas. O Engenheiro lembra que o método ainda está sendo estudado e aprofundado com professores e alunos da UFG.
Parceria – A UFG e a CELG D tem grandes parcerias através de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e artigos que resultam de mestrados e estudos dentro da universidade. Melo ressalta essa importância: “É importante essa parceria, trazer a universidade para dentro da CELG porque assim é possível ter o conhecimento do que está sendo estudado hoje e tentar melhorar os nossos processos e nossos procedimentos. Acho que é importante estudar casos reais”.