ONDE ESTOU: INÍCIO NOVIDADES NOTÍCIA VOLTAR
Fique por dentro das Novidades Celg
Funcionário do DT-DPEM cria KIT para melhorar trabalho das equipes
CELG | 08/01/2014 - 09h00
Garantir condições adequadas e segurança de trabalho a seus funcionários é o objetivo de qualquer empresa. Foi pensando nisso, que o Técnico Industrial em Eletrotécnica, Fabrício Lopes do Nascimento, graduado em engenharia elétrica, funcionário do DT-DPEM, desenvolveu e executou um projeto capaz de melhorar as condições de trabalho noturnos das equipes de manutenção de Linhas, Subestações e Redes de distribuição da CELG-D.
O Sistema de Iluminação Portátil para Atendimentos de Emergência é prático e fácil de ser usado. Ele é composto por um KIT constituído por um inversor de tensão (12VCC- 220VCA), dois refletores de LED (50 W-6500k cada um), um tripé telescópico, um barramento de tomadas e extensão de cabos, tudo devidamente armazenado em bolsas de lona. Com exceção dos tripés, dos refletores e das bolsas de lona, os demais dispositivos e materiais foram todos reaproveitamentos de materiais, o que resultou em um baixo custo de montagem.
A ideia de desenvolver o KIT surgiu da observação por parte do funcionário Fabricio, quando de seu trabalho de apoio às atividades realizadas pelas equipes de manutenção do DT-DPAT. Ele notou que aquelas equipes usavam de improvisações para obterem iluminação necessária nas atividades noturnas. Tal fato despertou no funcionário a vontade de propiciar aos seus colegas maior conforto e segurança nos trabalhos.
Depois de projetado o KIT foi montado e testado em situação análoga ao campo, quando se concluiu que este dispositivo complementaria as necessidades das equipes de manutenção no que diz respeito aos equipamentos necessários para a execução de suas tarefas noturnas.
Destaca-se que este KIT é leve, ergonômico e propicia um nível de iluminação suficiente para a execução de atividades que exijam uma perfeita visualização por parte dos profissionais de manutenção.
A ideia do funcionário Fabricio materializada neste KIT já é um sucesso, tanto que já vem sendo amplamente utilizada no âmbito do DT-DPAT e despertou interesse de outros setores de manutenção da CELG-D.
Tudo isto demonstra que ideias criativas, simples e de baixo custo também podem resultar em soluções que atendam aos melhores interesses da CELG-D e de seus trabalhadores.