ONDE ESTOU: INÍCIO NOVIDADES NOTÍCIA VOLTAR
Fique por dentro das Novidades CELG
CELG inaugura modernas Instalações do COS e COD
CELG | 15/01/2016 - 09h00
A Diretoria da CELG Distribuição S.A. inaugurou na tarde do dia 14 de janeiro de 2016, a reformulação física das salas de controle do Centro de Operação do Sistema – COS e do Centro de Operação da Distribuição – COD, que irá proporcionar melhores condições de trabalho aos seus colaboradores, atendendo os principais critérios de ergometria e saúde, através de novos postos de trabalho, substituição do piso suspenso e disponibilização de novas cadeiras específicas para este tipo de atividade. Também está sendo disponibilizado um novo painel de supervisão, em cada Centro de Operação, constituídos cada um, por 20 monitores de leds de 46 polegadas integrados, permitindo maior facilidade na visualização e na qualidade das informações disponibilizadas em tempo real, auxiliando significativamente nas tomadas de decisões durante os processos operacionais.

Associada à reformulação das salas de controle foram investidos recursos na montagem de uma sala segura (3º andar do Gileno de Godói) para acomodação de todo o sistema de informática dos processos do COS e COD, a qual foi concebida para garantir a proteção dos sistemas, das informações e dos equipamentos de informática, atendendo a todas as exigências de segurança, estando implantados sistema anti-incêndio, sistema de ar condicionado próprio, piso suspenso, sistema nobreak, sistema de controle de acesso e monitoramento de vídeo.

Esta sala abriga todos os equipamentos de hardware como servidores, VMWARE, Switches, e Sistema de Backup da mais alta tecnologia, que suportam os processos do COD e do COS, com grau de capacidade, confiabilidade e segurança superiores aos equipamentos hoje utilizados, que já se encontram com tempo de vida útil elevado, além de servirem de backup para o sistema informático corporativo da CELG D, estando interligado ao sistema existente no Edifico Eletra através de rede de fibra óptica.

O valor investido nestas melhorias foi de R$ 4.907.430,26 sendo a maior parte (95%) com recursos oriundos do TAC assinado pela CELG D com a ANEEL. Podemos dizer que, com estas inaugurações estamos entrando em uma nova etapa para o COS e COD, com a disponibilização de ferramentas e equipamentos de suporte que irão proporcionar maior qualidade, confiabilidade e segurança na supervisão, controle, operação e otimização de suas atividades, garantindo melhorias no suprimento de energia elétrica e maior agilidade no restabelecimento do serviço, com reflexos diretos aos nossos consumidores.

Participaram da inauguração o Presidente do Conselho de Administração, Marcos Aurélio Madureira da Silva; os Conselheiros Pedro Carlos Hosken Vieira e Cláudio Sebastião de Almeida Machado. Estiveram presentes também o Presidente da CELG, Sinval Zaidan Gama; o Diretor de Distribuição, Francisco de Assis Soares; o Diretor Econômico-Financeiro, Claudio Rubens Pinho Nilo e o Diretor Técnico, Humberto Eustáquio Tavares Correa. Evento foi prestigiado também por Superintendentes, gerentes de Departamentos e empregados da CELG.